4 livros que todo profissional de engenharia de minas deve ler - Rema Tip Top
Blog

Blog

Acompanhe todas as novidades da Rema Tip Top

4 livros que todo profissional de engenharia de minas deve ler

4 livros que todo profissional de engenharia de minas deve ler

O segmento de mineração vem se desenvolvendo a passos largos, absorvendo cada vez mais tecnologias e melhorias nos processos, voltadas desde as extrações até fatores de segurança. Por isso, para quem busca se especializar nesses processos e ampliar sua base teórica, precisa sempre contar com boas literaturas sobre o tema.

No texto a seguir vou destacar 4 livros de mineração que todo profissional que trabalha com minas e metais, seja em pesquisa e exploração, lavra ou beneficiamento mineral ou sistemas de transporte de materiais deveria ter em sua casa ou escritório.

Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, ou mesmo iniciar seus estudos na área, não pode deixar de conferir a nossa lista.

Os principais livros:

1 – Lavra de Minas – Oficina de Textos, de Adilson Curi

A obra Lavra de Minas apresenta de maneira didática os fundamentos dos processos a céu aberto e subterrâneos. É um livro fundamental, especialmente para estudantes de Engenharia de Minas, Geologia e Engenharia Geológica; além de obra de referência para Engenharia Civil, particularmente Engenharia Geotécnica, e avaliações de Engenharia Ambiental.

2 – Manual de Inspeção e Manutenção de Correias Transportadoras, de Jones Gavi

Um dos maiores especialistas da área de correias transportadoras, não poderia fica de fora dessa lista. O livre reúne da teoria à prática dos sistemas de chutes de transferência, guias laterais, material fugitivo até a manutenção corretiva.

3 – Avaliação de empreendimentos e recursos minerais – Oficina de Textos, de Edmundo Tulcanaza

Esse livro sintetiza, de maneira coerente, um conjunto de técnicas e procedimentos estatísticos, geoestatísticos e econômicos que permitem limitar as incertezas e avaliar os erros e flutuações de seus principais parâmetros, além de melhor sustentar projeções e resultados do empreendimento mineral.

4 – A Mineração e a Flotação no Brasil, de Axel Paul Noël de Ferran

Por fim, saindo da esfera técnica, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) apresenta a perspectiva histórica, o desenvolvimento dos diversos tipos de minérios aqui no Brasil, tanto de um viés comercial, quanto exploratório.

Gostou da nossa lista de livros sobre processos de mineração? Quer ficar sempre por dentro de notícias sobre a área de mineração? Então acompanhe semanalmente nossas publicações aqui no blog da Rema Tip Top.