Engenharia de Minas: conheça as áreas que estão em alta - Rema Tip Top

Mineração 04/05/2020

Engenharia de Minas: conheça as áreas que estão em alta

Em tempos de mudanças e incertezas há uma palavra que não pode fazer parte do vocabulário de nenhum profissional: acomodação! É preciso buscar novas formações e estar preparado para atuar nas diversas áreas que vêm surgindo, bastante impulsionadas pela tecnologia, inovação e sustentabilidade dos contextos econômicos atuais.

Se a conjuntura do país é a de buscar novas formas para a extração e produção da indústria de mineração. Para os profissionais que trabalham ou almejam essa carreira, a situação não é muito diferente. Vivemos um tempo de grandes mudanças. Continue a leitura para saber como anda o atual cenário dessa profissão:

Como é a carreira de Engenheiro de Minas?

Esse profissional pode atuar em pesquisa, para promover o aproveitamento mais consciente dos recursos minerais, bem como trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande portes, da lavra à expedição. O Engenheiro de Minas é o segundo profissional mais contratado nas mineradoras, depois do Geólogo.

Como faltam profissionais qualificados no setor, os salários para quem se especializa nessa área são altos. No Brasil, os estados com a maior concentração de mineradoras são Minas Gerais e Pará.

O curso de Engenharia de Minas

Essa graduação tem, em média, cinco anos de duração. Quem gosta de exatas, tem mais chances de se dar bem: no início do curso, a formação têm ênfase em disciplinas como matemáticaquímica física. Já nos períodos finais, os estudantes passam a ter contato com disciplinas específicas da área, como Geologia, Topografia e Mineralogia. No decorrer da graduação, também são ministradas aulas práticas, como atividades em laboratórios e visitas guiadas às empresas de mineração.

Novos cenários para os profissionais nas mineradoras

A produção mineral é pauta constante para muitos setores da indústria, para a vida cotidiana na sociedade, chegando até a ser objeto de políticas públicas. Por isso é que os profissionais dessa área sempre têm demanda e oportunidades de trabalho.

A procura se deve principalmente por: 

  • maior segurança com o monitoramento remoto;
  • às novas formas sustentáveis para a extração de minérios;
  • necessidade de automação pela Internet Industrial das Coisas (IIoT).

No que se refere à carreira, é importante garantir que sua formação e habilidades te deixem preparado para poder agarrar boas oportunidades, seja dentro da engenharia de minas ou em segmentos que precisem destes conhecimentos!

Gostou do artigo? Navegue em nosso blog e aproveite para ler outros conteúdos úteis!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *