O vulcanizador é um profissional de suma importância dentro do processo de manutenção industrial. As atividades realizadas por um vulcanizador e principalmente a atividade de confecção de emendas em correias transportadoras, requerem muito conhecimento técnico e também muita habilidade com as mãos, uma vez que as emendas em correias transportadoras são confeccionadas de forma técnica e ao mesmo tempo de forma artesanal.

Além de substituir e emendar as correias transportadoras, os vulcanizadores também realizam serviços de vulcanização, tais como: preparação de peças planas  para proteção contra desgastes por abrasão ou corrosão e a fabricação de peças planas de borrachas, para atendimento a diversas aplicações em inúmeros equipamentos industriais.       

Os profissionais de vulcanização atuam prestando relevantes serviços em diversos segmentos tais como:

  •  Indústrias de Papel e Celulose 
  •  Indústrias Químicas
  •  Mineração
  •  Reciclagem
  •  Pedreiras 
  •  Portos
  •  Indústrias Alimentícias
  •  Fertilizantes 

 

 

Sem o trabalho do vulcanizador não seria possível a realização das fases de transformação de um produto bruto em produto acabado e pronto para comercialização. Nos processos industriais voltados para a extração e beneficiamento de minerais, bem como atividades similares, tudo depende da ação direta das correias transportadoras que são revisadas e mantidas em plenas condições operacionais, através de trabalhos qualificados e executados pelos os profissionais de vulcanização.

São três os tipos de emendas em correias transportadoras mais utilizadas:

  • Emenda vulcanizada utilizando o processo a frio.
  • Emenda vulcanizada utilizando o processo a quente.
  • Emendas mecânicas utilizando processos como grampos ou similares.

O processo de confecção de uma emenda a frio ou a quente é composto basicamente das seguintes etapas:

1 – Definição e marcação das medidas que determinarão o viés e o campo de vulcanização da emenda.

2 – Destacamentos das lonas para a confecção dos degraus através do método de escalonamento.

3 – Preparação do campo de vulcanização através do método de lixamento.

4 – Aplicação das demãos de adesivo a frio ou a quente.  

5 – Fechamento e prensamento da emenda com ferramentas apropriadas para processos de vulcanização a frio ou a quente.  

6 – Acabamento da emenda.

 

 

Impactos positivos que o trabalho de um vulcanizador bem qualificado pode gerar para a sua operação:

  • Disponibilidade operacional dos equipamentos
  • Produtividade e metas garantidas
  • Melhor utilização dos ativos da empresa
  • Garantia de segurança onde são evitados principalmente acidentes impessoais ou quebras repentinas de equipamentos

Os trabalhos relacionados aos processos de vulcanização exigem muito conhecimento teórico nos campos da metrologia, química básica, interpretações técnicas além de muita vivência de campo. Em média uma pessoa sem conhecimentos específicos leva de 3 a 5 anos para se tornar um vulcanizador especializado.    

E para isso, nós oferecemos a melhor proposta do mercado para você que queira se qualificar e se especializar como um técnico em vulcanização!

Capacite-se para trabalhar nas melhores indústrias dos mais diversos segmentos do mercado

 

 

Nosso curso será o primeiro passo para você alavancar a sua carreira profissional como vulcanizador e conseguir conquistar espaço nas melhores empresas do mercado. 

Com quase 100 anos de existência e expertise, nos destacamos por sermos capazes de atender com excelência os mais diversos segmentos e oferecer as melhores soluções industriais do mundo. 

Estamos de portas abertas para agregar grandes profissionais como você. Acelere o seu crescimento profissional e venha fazer parte desse time que mais cresce no mercado.

Oferecemos cursos especializados, ministrados por profissionais e especialistas formados pelo método mais avançado e tecnológico do mercado. Capacitando nossos alunos para trabalharem nos grandes segmentos industriais, como: mineração, indústria química, papel e celulose, siderúrgica, portuário, fertilizantes, óleo e gás, cimenteiras e agregados.

Acesse o melhor curso Técnico de Vulcanização e capacite-se para alcançar a sua segurança financeira e o seu espaço no mercado.

Gostou de saber mais sobre a profissão de vulcanizador e tem interesse em se especializar com os nossos cursos profissionalizantes? 

Entre em contato agora com um de nossos especialistas e saiba mais! E não deixe de acompanhar o nosso blog…