O que significa indústria 4.0? - Rema Tip Top

Mineração 15/03/2021

O que significa indústria 4.0?

A indústria inteligente

O conceito da indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, manufatura avançada ou ainda indústria inteligente – é fundamentado na ideia da integração dos processos de produção com tecnologias de ponta, como:

Big Data: é a análise e interpretação, com velocidade, de um grande volume de dados não estruturados, ou seja, que não têm relação entre sim nem estrutura definida.

IoT (Internet das coisas): a internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. 

Inteligência artificial (IA): é a tecnologia que possibilita o aprendizado das máquinas com experiências, treina computadores para processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões.

Machine learning: é o “aprendizado da máquina” é o ramo da IA que possibilita que os sistemas possam aprender com os dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Robótica avançada: uma das principais tecnologias da indústria 4.0, os robôs colaborativos não somente executam uma única tarefa repetidamente (como os convencionais), mas são capazes de realizar diferentes tarefas e de forma simultânea.

E como funciona a indústria 4.0 na mineração?

Com mais de 3.000 minas espalhadas pelo território nacional, o Brasil é um dos cinco maiores produtores minerais do mundo. Essa atividade corresponde aproximadamente a 4% do PIB (Fonte: IBGE).

Uma atividade de peso, com tamanha importância econômica não ficaria de fora da indústria 4.0. O termo mineração 4.0 também já vem se popularizando e é referente à forma com a qual as tecnologias da nova revolução industrial estão sendo utilizadas na mineração.

Mais que uma transformação nos métodos de trabalho aplicados, essa modalidade inovadora provoca modificações em todo o setor. Em um novo cenário, aparecem oportunidades novas e diferentes perspectivas, tais como:

Bussiness Intelligence (BI)

A adoção de tecnologias inteligentes transforma o modo como acontece o planejamento nas empresas de mineração. Atualmente, podemos reunir muitos dados importantes devido aos sistemas de gestão, ao BI e à computação na nuvem.

Um dos resultados de agregar as informações em um sistema, é a identificação das áreas mais apropriadas para a extração de minerais ou do modo de realizar uma britagem de boa qualidade.

Execução automatizada

Outra transformação proporcionada pela mineração 4.0 se relaciona com a execução e o processamento de atividades. Depois de melhorar o planejamento, usam-se recursos com a finalidade de pôr em prática as tarefas de forma automática.

A partir de sistemas autônomos e inteligência artificial (IA), é dispensável, em muitos casos, a intervenção de pessoas nas atividades. Os minérios processados, a extração enriquecida com novos recursos, a britagem e o fluxo contínuo são alguns aspectos que se sobressaem.

Aumento da produtividade

A mineração 4.0 oferece resultados mais consolidados. Devido à tecnologia mais desenvolvida, é possível obter a redução de falhas e mais eficiência nos processos. Também se consegue melhorar o nível de produção, desde o planejamento até o monitoramento do desempenho.

Segurança do trabalho

A segurança no ambiente de trabalho também é um dos resultados da mineração integrada à indústria 4.0. Devido ao melhor aprimoramento dos processos, de máquinas mais bem preparadas e de mais qualificações, a exposição de pessoas sem a devida qualificação aos riscos da mineração cai bastante. 

Em resumo, com a mineração 4.0 a produtividade aumenta, os processos operacionais são otimizados e desenvolve-se um espaço mais sustentável. Além disso, as empresas mineradoras conseguem agregar mais valor ao seu trabalho, melhorando sua competividade e performance operacional.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *