O que é revestimento de tambor? Definições e vantagens

Manutenção e conservação 07/04/2021

O que é revestimento de tambor? Definições e vantagens

O uso do revestimento em tambores traz inúmeros benefícios, entre os principais estão: a proteção dos equipamentos contra desgastes, o aumento coeficiente de atrito e a redução dos ruídos intensos.

Além de tudo isso, o revestimento de tambor beneficia as correias transportadoras, já que desta forma elas funcionam com mais eficiência e duram muito mais tempo.

Quer saber mais sobre é que é revestimento de tambor, para que serve e como pode ser utilizado? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

O que é revestimento de tambor?

O que é revestimento de tambor?


Geralmente, o revestimento de tambor é composto por placas de borracha com alto desempenho, adaptáveis para inúmeras circunstâncias de operação em correias transportadoras.

Os revestimentos podem ser de:  borracha lisa, borracha frisada ou borracha com insertos de pastilhas cerâmicas de superfície lisa ou com nódulos losangulares.

O revestimento de um tambor funciona como uma proteção de sua parte metálica contra desgastes, corrosões e dependendo do tipo de revestimento promove maior força de atrito entre o tambor e a correia transportadora.

Antes de aprofundarmos, é fundamental que alguns conceitos sejam esclarecidos:

●        Os tambores são elementos giratórios, de forma cilíndrica, constituídos de corpo e eixo, com a finalidade de direcionar, tracionar ou tensionar a correia transportadora.

●        Os transportadores de correias são equipamentos utilizados para o transporte ou movimentação de materiais a granel, em altos volumes, através de uma correia contínua, conhecida como esteira transportadora, que se desloca sobre tambores e roletes.

●        Revestir é a ação e o efeito de cobrir uma determinada superfície permitindo a proteção contra as intempéries e os desgastes.

O revestimento é utilizado no conjunto de tambores que compõem um transportador de correia e serve para cobrir as partes metálicas dos tambores protegendo os mesmos contra os desgastes prematuros e corrosões, podendo o revestimento ser fixado ao metal através de um processo de vulcanização a frio por meio do sistema de adesivação da REMA TIP TOP, chamado REMABOND.

As etapas para o revestimento de tambor, são:

●        A retirada do revestimento danificado (quando houver);

●        A preparação da superfície metálica;

●        A preparação do revestimento de borracha;

●        A adesivação das partes a serem unidas;

●        A aplicação do novo revestimento;

●        E o acabamento.

As principais vantagens do revestimento de tambores, são:

●        O aumento do coeficiente de atrito entre a correia e o tambor;

●        O impedimento de deslizamentos da correia;

●        O impedimento da aderência do material ao tambor;

●        A proteção do metal, prolongando e muito a sua vida útil.

Para tambores sem motorização (tambores movidos) em transportadores de baixa e média solicitação podem ser utilizados  revestimentos lisos.

Para tambores motorizados (tambores motrizes) em transportadores de baixa e média solicitação podem ser utilizados revestimentos de borrachas frisadas.

Para tambores sem motorização (tambores movidos) em transportadores de alta solicitação podem ser utilizados revestimentos com insertos de pastilhas cerâmicas com superfície lisa.

Por fim, para tambores motorizados (tambores motrizes) em transportadores de alta solicitação podem ser utilizados revestimentos com insertos de pastilhas cerâmicas com superfície de nódulos losangulares.

Gostou de saber mais sobre o que é revestimento de tambor? Então não deixe de conferir nossos próximos conteúdos por meio de nossas redes sociais!

Colaborou com esse texto:

Lúcio Bonifácio – Consultor Técnico da Rema Tip Top

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *