Como melhorar a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização?

Tudo sobre Vulcanização 14/04/2021

Como melhorar a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização?

De modo geral, a segurança do trabalho é um conjunto de normas técnicas, políticas internas ou externas e procedimentos que são implementados no ambiente organizacional.

A efetivação de medidas de segurança não leva em consideração apenas as ações técnicas e administrativas, as ações educacionais também são extremamente importantes.

As causas dos acidentes de trabalhos podem estar relacionadas a diversos fatores, sejam eles humanos, operacionais ou de infraestrutura.

Frequentemente, os atos inseguros estão associados à negligência. Além do excesso de autoconfiança, é muito comum que em um ambiente de trabalho, os laços de amizade se formem, criando um círculo descontraído. Isso, por sua vez, é capaz de estimular comportamentos inapropriados, podendo causar severas consequências.

Entretanto, é preciso ressaltar que o próprio ambiente de trabalho também pode representar um grande risco ao trabalhador.

Toda empresa que busca excelência em seus serviços deve se atentar à segurança e ao bem-estar de seus funcionários. Por isso, implementar práticas de segurança no trabalho é a melhor forma de garantir que os colaboradores estejam protegidos de possíveis acidentes na atividade de vulcanização.

Quer saber mais sobre como melhorar a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

A importância da segurança do trabalho nos serviços de vulcanização

A importância da segurança do trabalho nos serviços de vulcanização

Ter uma política de segurança efetiva é fundamental para mantermos fora de risco quaisquer processos realizados em atividade de vulcanização. Isso porque máquinas e ferramentas de trabalho podem oferecer riscos ocupacionais aos funcionários.

É importante que os funcionários entendam os riscos a que eles estarão expostos caso não sigam corretamente as orientações e a utilização dos EPI ‘s.

Sendo assim, realizar treinamentos contribuirá para que os funcionários saibam lidar com as situações emergenciais. Mas, é preciso que os treinamentos sejam realizados com a presença de profissionais especializados, como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

Confira a seguir mais detalhes sobre como garantir a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização!

Como são feitos os serviços de vulcanização?

Levando em consideração o conceito mais amplo, vulcanização é toda atividade que utiliza a borracha para dar a forma e propriedades final ao produto, utilizando pressão e/ou calor. A REMA TIP TOP oferece dois tipos de serviços de vulcanização:

  • Serviços de vulcanização em correia transportadora: toda atividade que realiza a junção de duas extremidades de correias, podendo ser feita pelo processo a quente e/ou a frio;
  • Serviço de vulcanização para revestimento em superfícies metálicas: toda atividade que realiza a união da borracha em uma superfície metálica. Normalmente, o processo a frio é feito em campo devido a facilidade para a realização da atividade, enquanto o processo à quente é feito em fábricas devido a garantia do serviço.

Em correias transportadoras, as pontas devem ser abertas e a emenda montada conforme as orientações do fabricante e de acordo com as normas brasileiras e internacionais. Após a montagem da emenda, utiliza-se pressão e, nos processos a quente, a temperatura para finalizar a vulcanização em correias.

Como a correia é a parte mais frágil do transportador, caso ocorra algum dano, esse trecho poderá ser substituído por meio do serviço de vulcanização. Para áreas de implantação, a vulcanização serve para diminuir os custos de frete e logística de transporte, uma vez que as correias nos transportadores podem ser transportadas em pedaços menores e unidas através dos serviços de vulcanização.

No caso da vulcanização em revestimentos metálicos,  é realizada a aplicação da cola nas peças metálicas e nas placas de borracha, obedecendo os tempos de secagem e a forma ideal para colar, conforme determinado pelo fabricante. Uma vez iniciada a colagem, utiliza-se ferramentas, como: prensa, martelos, autoclaves, entre outros. Desta forma é possível realizar a pressão necessária para conseguir colar a placa de borracha na superfície metálica. Nos processos a quente, além da pressão, deve-se utilizar a temperatura. 

Além disso, é importante garantir a proteção das superfícies metálicas contra agentes químicos e áreas de abrasão excessiva.

Quais são os principais riscos à segurança do trabalho nos serviços de vulcanização?

Entre os principais riscos encontrados no processo de vulcanização, os mais comuns são os associados à fadiga, ao desconforto térmico impulsionado pelas altas temperaturas e aos acidentes devido à complexidade do processo e não cumprimento das normas de segurança.

Por isso, é evidente a necessidade da utilização dos EPI ‘s e dos treinamentos específicos para que a segurança física do trabalhador seja preservada durante o procedimento de vulcanização.

De forma mais detalhada, os principais riscos à segurança do trabalho nos serviços de vulcanização, são:

Riscos físicos: são representados pelos fatores ambientais que podem causar danos à saúde, provenientes das formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruídos, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, pressões anormais, umidade, entre outros;

Riscos químicos: são representados por um grande número de substâncias, compostos químicos e outros produtos que podem contaminar o ambiente laborativo, podendo penetrar no organismo pelas vias respiratórias nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores e gases. Outra forma de absorção fica na dependência da natureza da atividade ou exposição que possa provocar o contato com a pele ou ingestão;

Riscos biológicos: são representados por uma variedade de micro-organismos com os quais os trabalhadores podem entrar em contato, tais como fungos, bacilos, bactérias, protozoários, vírus, entre outros;

Riscos ergonômicos: são representados por posturas inadequadas, subir e descer de equipamentos, elevar peso, entre outros;

Riscos de acidentes: são representados por contusões, batidas, queda do mesmo nível, queda entre níveis, entre outros.

Como melhorar a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização?

Para aumentar a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização é fundamental fazer uma boa gestão dos riscos de acidentes com a adoção de medidas de controle, bem como de monitoramento da exposição dos trabalhadores.

Desta forma, é possível reduzir ou até mesmo eliminar a exposição aos riscos ambientais existentes no local de trabalho.

Além disso, é essencial que haja uma cultura de prevenção dos riscos de acidentes, promovendo e desenvolvendo metodologia para não expor os colaboradores no local de trabalho.  

A REMA TIP TOP possui inúmeras metas direcionadas para o crescimento técnico e operacional da equipe, estabelecendo regras claras de prevenção de acidentes, delineadas em seu Programa de Segurança e Prevenção de Acidentes – visando sempre o bem-estar de seus colaboradores e a parceria constante com clientes e fornecedores.

Com um bom processo de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, podemos preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores envolvidos nos processos de vulcanização, assim como a melhoria das condições de trabalho, utilizando métodos e técnicas que não comprometem o meio ambiente e os recursos naturais, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle dos riscos ambientais e de acidentes.

Ter uma equipe eficiente e especializada em Segurança do Trabalho é a melhor forma de garantir segurança, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Além de transmitir confiança, os profissionais trarão mais tranquilidade aos clientes que buscam qualidade e segurança.

A Segurança do Trabalho é uma atividade essencial e importante para que as organizações possam funcionar corretamente. São os profissionais especializados nesta área que fazem a prevenção dos riscos existentes, capazes de causar acidentes e doenças.

As empresas precisam se manter em operação sem incidentes e acidentes de trabalho, com os seus colaboradores livres das mazelas causadas pela inexistência ou aplicação inadequada de medidas preventivas. Portanto, a Segurança do Trabalho tem como objetivo geral fornecer orientações preventivas de acidentes e doenças do trabalho, tanto para o empregador quanto para o empregado responsável pelo processo de vulcanização.
Gostou de saber mais sobre como melhorar a segurança do trabalho nos serviços de vulcanização? Então descubra agora qual a importância da manutenção industrial!

Colaboraram com esse texto:
Lucius Falcão – Gerente da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio-Ambiente
Élcio Oliveira – Técnico de Segurança do Trabalho
Sandro Guimarães – Técnico de Segurança do Trabalho

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *