Mineração no Brasil: tendências e novas perspectivas

Mineração 27/04/2020

Mineração no Brasil: tendências e novas perspectivas

A mineração é uma vocação do Brasil desde o período colonial, a atividade mantém sua força no século 21. Aliada à indústria extrativista, ela representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribui com 25% do saldo comercial brasileiro, segundo o Ministério de Minas e Energia. 

O Brasil conquistou essa posição no setor por ser um país de dimensões continentais e geologicamente privilegiado, além de ter grande disponibilidade de recursos naturais. 

Com este cenário, o que se anuncia como tendência e quais são as novas perspectivas de mudanças no processo produtivo para a mineração no Brasil? Confira o que vem pautando os rumos desta atividade:

Internet Industrial das Coisas (IIoT) 

A tecnologia está na mira, apontam algumas das mais importantes publicações especializadas no segmento. Os especialistas têm em mente que o futuro da mineração terá minas com controle digital. Uma paisagem diferente da atual.

O setor está investindo cada vez mais em veículos e equipamentos autônomos. Há também sistemas de análise de dados inteligentes que permitem uma análise valiosa de dados, que são coletados usando a tecnologia da Internet das coisas (IoT).

Trazer o digital para o uso diário

O uso de insights orientados por dados que, além de gerar valor, estimulam novos modelos de negócios, permitem a criação de estratégias e práticas para transformar os principais processos de mineração.

Superar as barreiras para inovar

Estabelecimento de uma cultura de inovação, adoção de mais abordagens inovadoras envolvendo os stakeholderse identificação da demanda de mercado futura são alguns fatores que podem ser alcançados.

Futuro do trabalho

Com a automação transformando o trabalho e a digitalização das minas e dos processos, a gestão de pessoas no setor de mineração muda drasticamente. Novos processos corporativos surgirão com o uso de robôs e estes passarão a apoiar a força de trabalho. Outro fator interessante será a facilidade de trabalhar de locais remotos.

Quer saber mais sobre quais serão os rumos da mineração? Conte pra gente nos comentários os assuntos que você gostaria de conhecer melhor!

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *