Você sabe o que é um Pneumático? - Rema Tip Top

Manchão 27/08/2020

Você sabe o que é um Pneumático?

Um pneumático, mais conhecido por pneu, é um produto de formato circular feito de borracha com estrutura de lonas e/ou aço, para uso em automóveis, caminhões, aviões, motos, bicicletas, tratores, industriais, equipamentos de terraplenagem, stackers, fora de estrada, dentre outros. É o único componente do veículo em contato com o piso de rodagem e é o segundo maior custo variável de uma frota, sendo em algumas frotas o primeiro custo.

Dado esses fatores, existe uma grande preocupação com sua conservação e segurança oferecidas ao usuário, e também no que tange ao uso de recursos naturais para aquisição de novos pneus e o aumento dos custos para os donos de automóveis e frotistas.

Conhecendo os reparos em pneus

Os reparos mais conhecidos como manchões são aplicados no processo de recuperação de pneus (recapagem, recauchutagem, reforma, serviço) sendo usados para definir genericamente o processo de “conserto” de um pneu. Mas, o termo correto é reparo em pneus. Estes reparos, por norma, têm que devolver as características originais do pneumático.

O reparo em pneus deve ser aplicado como um sistema de um processo, utilizando pra isso (borrachas, adesivos, selantes, ferramentas e equipamentos de vulcanização). Todo reparo técnico, devolve a forma estrutural do pneu como também recompõe a forma estética externa.

Reparo técnico em pneus

Um reparo técnico, além de atender as normas internacionais de reconstrução de um dano sofrido ao pneu, tem características para ser aplicado desde a temperatura de + 18°C à + 170°C (processo de vulcanização 100% a frio ou a quente).

Mas, o que é um reparo a frio ou a quente? Como se faz o processo de vulcanização de um reparo em pneus?

Temos um treinamento onde você vai ver tudo sobre os pneus, reparos, processos, ferramentas, equipamentos e muito mais. Clique aqui e assista ao treinamento completo com o especialista Adilson Catharino. 

Leia Também:

Não há outros posts relacionados a categoria atual.

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *