Conheça os tipos de manchões do mercado automotivo

Publicado em: 05/10/2023
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Conheça os tipos de manchões do mercado automotivo

 

Quando se trata de pneus furados, os manchões automotivos são uma solução avançada que oferece economia, rapidez e sustentabilidade. Neste blog, abordaremos mais detalhadamente os manchões para pneus, entendendo como eles funcionam, quando os usamos e por que são uma opção inteligente para lidar com furos e rasgos em pneus. Além do amplo portfólio de manchões automotivos que a RTT oferece.

 

Entendendo mais sobre os Manchões para Pneus

 

Os manchões automotivos são remendos específicos para reparar danos em pneus, como furos e rasgos. Eles são uma solução econômica para prolongar a vida útil de um pneu danificado, em vez de substituí-lo por completo.

Esses reparos geralmente consistem em camadas de materiais resistentes, como borracha vulcanizada e reforços de tecido, que são aplicados no interior do pneu, onde o dano ocorreu. O objetivo principal dos manchões é restaurar a integridade estrutural do pneu, fornecendo uma proteção eficaz para evitar vazamentos de ar. 

 

Vantagens dos Manchões para Pneus

 

  • Economia de Custos:

Um dos maiores atrativos dos manchões é a economia de dinheiro que eles oferecem. Substituir um pneu gera um custo alto, enquanto um manchão bem aplicado prolonga a vida útil do pneu por um custo significativamente menor. 

  • Sustentabilidade:

Optar pelo reparo e por manchões ao invés da troca do pneu, te torna um consumidor mais consciente e responsável, afinal o reparo evitar descartes desnecessários de borracha no meio ambiente.

 

Tipos de Manchão para Pneus

 

Existem diversos tipos de manchão, sendo eles para pneus de passeio, carga, agrícola e OTR, tanto radiais como diagonais. Cada um projetado para atender a diferentes tipos de danos e situações. 

Manchões radiais: Para pneus cuja configuração da lona seja radial, isto é, com os fios da carcaça dispostos perpendicularmente ao chão. O reparo é retangular.

Manchões diagonais: Os pneus diagonais são os mais tradicionais do mercado. Para esse modelo de pneu, manchão para pneus com o formato de um “x”.

 

Aplicação de Manchões de Pneus 

 

A escolha do tipo de manchão depende do tipo de dano, do pneu em questão e da recomendação do fabricante. Além disso, podem ser classificados pelo método de aplicação: 

  • Manchão a Frio:

Esses são os manchões mais tradicionais e amplamente utilizados. Eles consistem em uma camada de borracha vulcanizada, muitas vezes com uma camada de reforço de tecido. 

Os manchões a frio são aplicados ao pneu após a preparação da área danificada e a aplicação de adesivos especiais por reação química. Geralmente, são usados ​​para reparar furos menores na banda de rodagem. 

  • Manchão Pré-Vulcanizado:

São manchões que já passaram pelo processo de vulcanização e estão prontos para serem aplicados diretamente ao pneu.

  • Manchão a quente:

São manchões que passam pelo método de vulcanização através de calor, utilizando ferramentas como a autoclave ou prensa.

 

Saiba quais são os passos básicos para aplicação de um manchão em um pneu:

 

  • Limpeza interna e externa do pneu na região do dano
  • Localização e análise do dano 
  • Preparação do dano [interno e externo]
  • Texturização interna e externa do dano
  • Escolha do reparo na tabela técnica
  • Aplicação de Adesivo MTR SOLUTION na escareação externa
  • Preenchimento com borracha MTR na escareação externa
  • Aplicação do adesivo CEMENT BL na textura interna do reparo
  • Aplicação do reparo
  • Estanqueidade do reparo com INNERLINER SEALER
  • Vulcanização do reparo exceto quando MINI COMBI
  • Acabamento
  • Inspeção final

 

Conheça os manchões automotivos da RTT

 

  • Manchão Radial Aramida 537
  • Manchão Radial 120 TL 04
  • Manchão Radial MTC 110
  • Manchão Radial 142 TL
  • Manchão Radial 146 TL
  • Manchão Radial 142 TL
  • Manchão Radial 140 TL
  • Manchão Universal UP 8
  • Manchão Radial 120 TL Premium
  • Manchão Radial 144 TL

 

Saiba mais sobre os nossos manchões automotivos em nosso site!

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