Como aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração?

Manutenção e conservação 12/05/2021

Como aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração?

Quando falamos sobre mineração, existem diversos equipamentos que compõem esse complexo mercado de negócios.

A mineração vai desde a extração do minério, passando pelo beneficiamento, até o embarque do produto – que pode ser via terrestre, aéreo ou naval.

Realizar a manutenção adequada é uma tarefa essencial para aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração, além disso, garantir os cuidados necessários pode aumentar o nível de segurança das operações e também colaborar para a redução de custos.

Quer saber mais sobre como aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Descubra agora como aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração

Descubra agora como aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração

O principal fator para entendermos melhor sobre a questão da vida útil dos equipamentos na mineração é ter um controle cada vez mais eficaz, onde o ideal é sempre manter atualizados os planos de manutenção preventiva dos equipamentos.

Além disso, a realização das inspeções preditivas, conforme indicação dos fabricantes, são importantes para indicar o estado atual desses equipamentos, o que permitirá uma ação mais correta para que seja alcançada uma vida útil mais próxima ao que o fabricante garante.

Os principais equipamentos em cada fase da mineração, são:

  • Extração: equipamentos chamados de máquinas pesadas, como por exemplo: carregadeiras, escavadeiras, tratores, caminhões articulados, caminhões meia-cana, caminhões fora de estrada, entre outros;
  • Beneficiamento: britadores, peneiras, moinhos, células de flotação, transportadores de correias, caldeiras, instrumentação, silos, tanques, entre outros;
  • Embarque: descarregadores e carregadores de navio, transportadores de correias, tanques, silos, instrumentação, entre outros.

Como dissemos, para monitorar o desgaste dos equipamentos utilizados na mineração, uma inspeção preditiva criteriosa é fundamental, além disso, é essencial utilizar as orientações fornecidas pelos fabricantes e criar um banco de dados para que seja possível acompanhar a evolução de cada equipamento inspecionado.

Na hora de escolher os fornecedores de produtos para equipamentos utilizados na mineração, o ideal é optar por aqueles que tenham produtos instalados e performando dentro da mineração.

Além disso, os principais pontos a se considerar durante a escolha, incluem: observar se esses fornecedores podem oferecer para os seus clientes as peças de reposição com um prazo de entrega reduzido, uma equipe de engenharia com base instalada no Brasil, ou seja, que possa dar suporte em caso de ocorrência emergencial e, por fim, uma equipe de manutenção, que possa atender o cliente em demandas programadas ou de emergência.

Quando se pensa em aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração, a ideia é reduzir o tempo de intervenção neste equipamento, fazendo com que haja um aumento na produção.

Não importa qual seja o equipamento em questão, a durabilidade é sempre uma preocupação fundamental. A durabilidade do equipamento tem um conjunto de implicações surpreendentemente amplas. Isso inclui não apenas as vantagens práticas que ele oferece, mas também os benefícios econômicos que proporciona.

Obviamente, a durabilidade física de um produto tem muitas vantagens práticas imediatas para seus usuários. A durabilidade, então, pode ser a chave para a funcionalidade do equipamento e todos esses benefícios só podem ser alcançados quando consideramos a utilização de produtos de qualidade.

Embora os produtos duráveis ​​muitas vezes possam ser inicialmente um pouco mais caros, esse custo inicial se equilibra rapidamente no longo prazo.

Produtos com menor qualidade são menos duráveis ​​e são naturalmente mais propensos a defeitos mais frequentes, o que significa que as despesas com reparos ou substituições podem aumentar rapidamente, tornando-os mais caros.

Você pode ver, então, por que utilizar produtos com qualidade para serem mais duráveis é uma ideia muito melhor. Por isso, aqui na Rema Tip Top desenvolvemos nossos produtos e ferramentas dentro dos mais altos padrões de qualidade e tecnologia.

Todos são projetados com foco na melhoria significativa da performance e no controle eficiente das operações. Utilizando produtos e equipamentos que oferecem qualidade e desempenho você evitará interrupções no funcionamento dos equipamentos e obterá os melhores resultados dos processos produtivos.

Além disso, com o aumento da vida útil dos equipamentos na mineração, é possível obter um custo menor com as peças de reposição e com a mão-de-obra, além do aumento de disponibilidade do equipamento para operação – um dos principais índices de medição para quem trabalha com a manutenção.

A principal vantagem em aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração é garantir a produção estabelecida como meta para cada mineradora. Com o equipamento trabalhando conforme programado, a estimativa de produção é mais assertiva, com isso, os gestores conseguem planejar as ações com mais segurança e confiabilidade.

O controle de uma inspeção preditiva criteriosa, embasada nos parâmetros técnicos fornecidos pelos fabricantes, assim como a elaboração e a execução de um plano de manutenção dos equipamentos, colabora muito para o aumento da vida útil dessas máquinas, garantido a melhor performance operacional às mineradoras.

Gostou de saber mais sobre como aumentar a vida útil dos equipamentos na mineração? Então descubra agora qual a importância da manutenção industrial!

Colaborou com esse texto:
David Foinquinos – Consultor Técnico

Giovane Silva – Consultor Técnico

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *