Como escolher soluções antidesgaste?

Manutenção e conservação 05/05/2021

Como escolher soluções antidesgaste?

Os aditivos antidesgaste são aqueles que atuam na prevenção da abrasão em um sistema lubrificante. Tratam-se de soluções utilizadas para a redução da perda progressiva original das propriedades de materiais em movimento relativo entre suas superfícies.

Geralmente, essas soluções funcionam formando um filme em uma determinada superfície, evitando que as asperezas entrem em contato direto quando, por diferentes motivos, o equipamento não pode mais fornecer a proteção necessária.

As soluções antidesgaste são excelentes ativos de superfície e são compatíveis a uma variedade de modos de utilização.

Quer saber mais sobre como escolher soluções antidesgaste? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

 

Saiba como escolher soluções antidesgaste

Saiba como escolher soluções antidesgaste

Existem inúmeros tipos de soluções antidesgaste, com materiais e compostos para cada aplicação específica, dependendo das variáveis que estão ocorrendo.

As soluções antidesgaste protegem os vários tipos de desgaste existentes. Funcionam como camada de separação entre superfícies de contato aumentando a proteção do produto de base.

Além disso, as possibilidades de aplicação das soluções antidesgaste são quase infinitas, ou seja, todo material em movimento que gera desgaste pode se beneficiar da utilização deste tipo de produto.

Para escolher as melhores soluções antidesgaste é fundamental que haja uma análise criteriosa e também é essencial que os envolvidos tenham conhecimento técnico do meio e sobre os materiais em questão.

As vantagens da utilização de soluções antidesgaste são inúmeras, entre as principais estão: a redução dos custos operacionais e de manutenção e o aumento da produtividade.

Além disso, há um aumento da vida útil de operacionalização e dos equipamentos envolvidos.

Como sabemos que as expectativas de desempenho são altas, os produtos também vêm com propriedades adicionais: eles podem suportar pressões extremas e alguns apresentam propriedades antioxidantes secundárias.

As soluções de controle de desgaste e fricção estão entre os produtos mais comumente utilizados e geralmente vêm na forma de soluções antidesgaste. Esses produtos formam grandes grupos quimicamente reativos que funcionam para proteger as superfícies.

No entanto, uma vez que as asperezas superficiais começam a iniciar o contato, as soluções antidesgaste se tornam de natureza sacrificial, fornecendo a proteção procurada para as superfícies ativas.

Embora as soluções antidesgaste e de extrema pressão sejam frequentemente agrupadas sob o mesmo guarda-chuva de fricção e controle de desgaste, existem diferenças notáveis ​​entre os dois produtos.

As soluções antidesgaste são usadas ​​para proteger contra o desgaste e a perda de superfícies durante a lubrificação. Este produto é acionado por temperatura ou cargas elevadas nas superfícies de contato. Ele funciona para formar uma película protetora para minimizar o desgaste.

Durante essa transação, as soluções reagem químicamente com as superfícies para protegê-las do desgaste, dos ácidos corrosivos e da oxidação.

Esses aditivos são normalmente empregados em óleos hidráulicos, óleos de motor, óleos de engrenagens, fluidos de transmissão automática e algumas graxas.

As soluções de extrema pressão normalmente são mais fortes e quimicamente mais agressivas. Seus aditivos são ativados por meio de altas cargas, mas também podem estar relacionados à temperatura.

Existem até mesmo alguns produtos de suspensão sólida que atuam como solução antidesgaste. Estes geralmente vêm na forma de grafite.

Desta forma, podemos concluir que para escolher as melhores soluções antidesgaste é fundamental avaliar o tipo de aplicação em que serão utilizadas.


O mais importante é aproveitar todas as propriedades e tecnologia que as inúmeras soluções antidesgaste oferecem, minimizando os impactos dos movimentos e o contato entre superfícies.

Não podemos deixar de enfatizar que realizar esta tarefa exige alto conhecimento técnico e profissionais especializados no assunto, pois as variáveis são incomensuráveis.
Gostou de saber mais sobre como escolher soluções antidesgaste? Então descubra agora qual a importância da manutenção industrial!

Colaborou com esse texto:
Adilson Catarino- Engenheiro de Produto

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *