Quando se trata de pneus furados, os manchões automotivos são uma solução avançada que oferece economia, rapidez e sustentabilidade. Neste blog, abordaremos mais detalhadamente os manchões para pneus, entendendo como eles funcionam, quando os usamos e por que são uma opção inteligente para lidar com furos e rasgos em pneus. Além do amplo portfólio de manchões automotivos que a RTT oferece.
Os manchões automotivos são remendos específicos para reparar danos em pneus, como furos e rasgos. Eles são uma solução econômica para prolongar a vida útil de um pneu danificado, em vez de substituí-lo por completo.
Esses reparos geralmente consistem em camadas de materiais resistentes, como borracha vulcanizada e reforços de tecido, que são aplicados no interior do pneu, onde o dano ocorreu. O objetivo principal dos manchões é restaurar a integridade estrutural do pneu, fornecendo uma proteção eficaz para evitar vazamentos de ar.
Um dos maiores atrativos dos manchões é a economia de dinheiro que eles oferecem. Substituir um pneu gera um custo alto, enquanto um manchão bem aplicado prolonga a vida útil do pneu por um custo significativamente menor.
Optar pelo reparo e por manchões ao invés da troca do pneu, te torna um consumidor mais consciente e responsável, afinal o reparo evitar descartes desnecessários de borracha no meio ambiente.
Existem diversos tipos de manchão, sendo eles para pneus de passeio, carga, agrícola e OTR, tanto radiais como diagonais. Cada um projetado para atender a diferentes tipos de danos e situações.
Manchões radiais: Para pneus cuja configuração da lona seja radial, isto é, com os fios da carcaça dispostos perpendicularmente ao chão. O reparo é retangular.
Manchões diagonais: Os pneus diagonais são os mais tradicionais do mercado. Para esse modelo de pneu, manchão para pneus com o formato de um “x”.
A escolha do tipo de manchão depende do tipo de dano, do pneu em questão e da recomendação do fabricante. Além disso, podem ser classificados pelo método de aplicação:
Esses são os manchões mais tradicionais e amplamente utilizados. Eles consistem em uma camada de borracha vulcanizada, muitas vezes com uma camada de reforço de tecido.
Os manchões a frio são aplicados ao pneu após a preparação da área danificada e a aplicação de adesivos especiais por reação química. Geralmente, são usados para reparar furos menores na banda de rodagem.
São manchões que já passaram pelo processo de vulcanização e estão prontos para serem aplicados diretamente ao pneu.
São manchões que passam pelo método de vulcanização através de calor, utilizando ferramentas como a autoclave ou prensa.
Saiba mais sobre os nossos manchões automotivos em nosso site!
Conheça um dos grandes projetos participantes do evento RTT em Movimento. O RTT em movimento foi um evento que promoveu e estimulou os...
Para se reter o material na correia depois que este deixa o chute de carregamento até alcançar a velocidade da correia, utilizam-se...
Assine nossanewsletter
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de cookies. Você também pode definir suas preferências clicando em Configurar ou Rejeitar. Política de cookies e privacidade