O que são sistemas de adesivação?

Manutenção e conservação 19/05/2021

O que são sistemas de adesivação?

Os sistemas de adesivação são constituídos por insumos, geralmente com formulações químicas, naturais ou sintéticas, utilizados para união entre superfícies de diversas composições.

Os sistemas de adesivação são utilizados para uma união homogênea entre superfícies e funcionam através do contato entre elas, com aplicação de pressão, tempo e, em alguns casos, calor.

Quer saber mais sobre o que são sistemas de adesivação? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Aprenda o que são sistemas de adesivação e saiba mais sobre sua importância

Aprenda o que são sistemas de adesivação e saiba mais sobre sua importância 

Os adesivos são amplamente utilizados em várias aplicações industriais, comerciais e até mesmo residenciais.

Os adesivos são substâncias capazes de manter os materiais unidos por meio da fixação de superfícies. Os adesivos usam materiais orgânicos ou inorgânicos para formar uma ligação adesiva entre diferentes materiais.

A demanda por adesivos é impulsionada principalmente pela expansão de aplicações nas indústrias, como as de construção civil, embalagens e automotiva.

Com a expansão das atividades de produção em todo o mundo, a demanda por soluções eficientes e confiáveis também aumentou significativamente. Isso alimentou a demanda por adesivos em diversos países.

Além disso, a demanda por adesivos de alto desempenho aumentou significativamente para a colagem eficaz de diferentes materiais em toda a indústria.

O aumento do investimento no desenvolvimento levou a uma maior adoção de adesivos de alto desempenho para a colagem de materiais sintéticos usados nos mais diversos tipos de segmentos industriais.

O mercado mundial de adesivos é segmentado com base no tipo de produto, tecnologia, aplicação e região.

Com base na tecnologia, o mercado global de adesivos é segmentado em adesivos à base de água, adesivos à base de solvente, entre outros.

Com base no tipo de produto, o mercado de adesivos é segmentado em poliuretano, acrílico, polivinil acetato, poliéster, borracha, epóxi, EVA e outros.

O poliuretano contribuiu com uma participação dominante no mercado global de adesivos nos últimos anos e deve ser um segmento dominante durante as próximas previsões.

Prevê-se que os adesivos acrílicos sejam o segmento de crescimento mais rápido devido à forte demanda da indústria de embalagens e à crescente demanda por adesivos de alto desempenho em vários setores. Além disso, espera-se que a forte demanda por aplicações de uso final seja um atributo para o domínio do segmento de polímeros a base de cloropreno.

A Rema Tip Top oferece soluções inovadoras para clientes dos mais diversos setores, com uma linha completa de adesivos bicomponentes para adesivações a frio, produtos livres de CFC, livres de tricloroetileno e produtos não inflamáveis.

Todos os produtos possuem alta capacidade de adesão nos variados tipos de materiais, como: borracha, lona, metal, concreto, PVC e  fiberglass.

A linha Remabond tem o objetivo de fazer a união segura de duas partes através de adesão aplicada a frio, otimizando as tarefas e alcançando ganhos significativos aos usuários, aumentando a disponibilidade de produção da planta.

Os sistemas de adesivação podem ser utilizados em componentes sólidos, metálicos e não metálicos.

Na hora de escolher os sistemas de adesivação é importante conhecer os componentes a serem unidos e as variantes às quais serão submetidos, como: temperaturas, forças e pressões de trabalhos, condições normais e adversas.

Além disso, é importante considerar a relação entre os custos e os benefícios de cada alternativa.

As principais vantagens da utilização de sistemas de adesivação incluem a capacidade de unir diferentes materiais entre si, de distribuir os esforços de forma mais eficiente no ponto de união, de possibilitar os menores custos, de oferecer melhor aparência estética e maior flexibilidade no desenho e de proporcionar a redução do tempo de parada para manutenção com a utilização de sistemas de adesivação a frio – sistemas de aplicação muito mais rápidos.

Utilizar bons sistemas de adesivação é importante para manter a confiabilidade e usufruir de toda a performance para o qual os ativos foram projetados, é um parâmetro muito fidedigno ao que se espera de um insumo.

Durante o pré-uso, é importante que a equipe responsável esteja atenta aos cuidados com a preparação das superfícies e dos insumos. Além disso, durante a aplicação, é preciso ter cuidado com as intempéries, como: condições climáticas, tempo de manuseio dos insumos e uso de forças de coesão uniforme.

Gostou de saber mais sobre o que são sistemas de adesivação? Então descubra agora qual a importância da manutenção industrial!

Colaborou com esse texto:
Marcelo Magalhães  – Consultor Técnico

Flávio Gonçalves – Consultor Técnico

Gostou do texto? Não gostou? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *