Somos transparentes e gostamos de compartilhar nosso conhecimento. É por isso que temos o prazer de explicar as principais diferenças entre o pneu radial e o pneu diagonal.
Você poderá usar essas informações para determinar rapidamente qual tipo de pneu melhor se adapta à sua situação específica.
Então, o que são pneus de camada radial e pneus diagonais? Quais são suas vantagens e desvantagens? Agora vamos falar mais sobre isso. Confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!
Descubra quais são as principais diferenças entre o pneu radial e o pneu diagonal
Primeiro, vamos nos concentrar na estrutura do pneu. A carcaça de um pneu pode ser dividida em 4 partes principais: Banda de Rodagem, Ombro, Flanco ou Costado e Talão.
PNEUS RADIAIS – É formado por uma estrutura [carcaça – normalmente de aço] disposta de forma radial independente do resto da estrutura, flexível nos flancos [laterais] e com cintas estabilizadoras de estrutura de aço na banda de rodagem.
O pneu Radial tem gravado no seu costado a letra “R” que o identifica como pneu de construção de carcaça Radial.
PNEUS DIAGONAIS: É formado por uma estrutura rígida [carcaça] única por lonas têxteis as quais são montadas diagonalmente de talão a talão. São pneus comumente chamados de convencionais.
Pneus Radiais de Automóveis, têm normalmente suas carcaças tem estrutura construídas com materiais têxteis [Nylon, Poliéster, Rayon, ou combinações destes].
1 – Banda de rodagem
2 – Costado
3 – Talões
4 – Carcaça
5 – Cintas estabilizadoras de aço
6 – Overlay
Os Pneus Radiais de Carga [Ônibus e Caminhões] tem sua estrutura e cintas da banda de rodagem construídas com cabos de aço.
De acordo com os diferentes materiais usados no material do cabo da carcaça, ela pode ser dividida em três tipos: pneu totalmente de aço [carcaça e o restante da estrutura da banda de rodagem] ou pneus com estrutura radial de fios têxteis e restante da estrutura da banda de rodagem em cintas de aço no caso de pneus de passeio.
Nos dias atuais 98% das carcaças são de estrutura Radial [Caminhões, Ônibus e Automóveis] e outros pneus de ambas construções- Radial e Diagonal [Tratores Agrícolas, Equipamentos de Terraplenagem, Stackers, Caminhões Fora de Estrada e Aviões].
A escolha entre pneus radiais ou diagonais é determinada principalmente pelo tipo de trabalho e o tipo de aplicação.
Os fabricantes de pneus, em conjunto com os fabricantes de veículos, desenvolvem o melhor tipo de aplicação para um determinado uso, considerando variáveis como carga, velocidade, tipo de pavimento, aplicação, entre outros.
Vantagens dos pneus radiais:
Custo de aquisição
Pneus diagonais
Os pneus diagonais têm sido utilizados ao invés de pneus de borracha sólida desde 1898. Eles eram um recurso padrão na indústria automotiva antes do lançamento dos pneus radiais.
Os pneus diagonais são constituídos por camadas de revestimento feitas de fio de têxteis [Rayon, Nylon, Poliéster] que são montadas diagonalmente umas em relação às outras desde o talão, passando pelas laterais, banda de rodagem até ao encontro do talão oposto formando uma só estrutura que é altamente rígida. Estas camadas formam um ângulo em relação ao eixo de rodagem do pneu que varia de cada fabricante.
Vantagens dos pneus diagonais:
A manutenção dos pneus é igual para os dois tipos. As variáveis mais importantes são: pressão, alinhamento, balanceamento estático e dinâmico, armazenagem adequada, dirigibilidade e boa manutenção dos componentes mecânicos, amortecedores, freios, suspensão, distribuição de carga, frenagens e acelerações bruscas, reparos, sobrecarga, entre outros.
Cuidado em terrenos irregulares e com chuva, pois demandam muito dos pneus, e com a segurança dos usuários.
Os pneus são considerados o segundo maior custo variável de uma frota, perdendo apenas para o combustível. É o único componente do veículo que está em contato direto com o solo e por isso detém muita responsabilidade sobre o veículo.
Gostou de saber mais sobre as diferenças entre o pneu radial e o pneu diagonal? Então descubra agora qual a importância da manutenção industrial!
Colaborou com esse texto:
Adilson João Catharino – Consultor Técnico
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